O cuidado integral valoriza o ser humano em sua inteireza, reconhecendo a interdependência entre corpo, alma, consciência e Espírito, inserido no cósmico ambiental. Essa abordagem amplia as possibilidades de cuidado destinado à cura e à individuação, tendo a transdisciplinaridade como alicerce fundamental para integrar saberes e potencializar o ser. Em vez de fragmentar o ser humano em partes isoladas, o cuidado integral busca conectar diferentes dimensões — como a ciência, a filosofia, a arte, a espiritualidade e a cultura —, oferecendo uma visão inclusiva e sistêmica.
Como destaca Roberto Crema, cofundador e atual reitor da Universidade Internacional da Paz, a essência do cuidado integral está em cuidar também do que há de saudável em nós, promovendo uma dinâmica curativa e evolutiva que valoriza a prevenção. Nesse contexto, a transdisciplinaridade nos prepara para perceber o Ser Humano em sua total plenitude. O primeiro pilar deste entendimento está na multiplicidade de níveis de percepção da realidade, cada qual com sua lógica e singularidade. Esse reconhecimento nos conduz ao segundo pilar: a complexidade, que nos convida a investigar a profundidade das interconexões. Naturalmente, essa sequência nos leva ao terceiro pilar, o Terceiro Incluído, que propõe uma integração aberta ao paradoxo, onde o profano e o sagrado, o tangível e o intangível, coexistem em harmonia.
Da união entre ciência e consciência, característica da abordagem transdisciplinar holística, emerge o conceito de cuidado integral, desenvolvido pela Unipaz e presente em seus cursos e práticas. Esta metodologia constrói pontes orientadoras que atravessam fronteiras, reconhece a interdependência entre o ser humano e o ecossistema e incentiva uma postura de abertura para aprender, desaprender e cocriar, compreendendo o ser humano como parte de uma rede de interconexões.
No cuidado integral, o facilitador exercita uma escuta atenta e inclusiva: de si mesmo, do outro, do ambiente e do transcendente. O olhar também é essencial: ao reconhecermos a nobreza e a autonomia do outro, criamos um ambiente propício ao florescimento do seu potencial. O acolhimento, por sua vez, implica enxergar cada indivíduo em sua inteireza e singularidade, criando um espaço seguro onde ele possa ser quem realmente é. Assim, o cuidado integral se transforma em um “útero potente” que nutre a saúde integral.
Baseando-se em uma visão integrativa e de ecologia profunda — definida como um bem-estar dinâmico e multidimensional que abrange aspectos psicossomáticos, sociais, ambientais e espirituais, conforme a Organização Mundial da Saúde —, a Unipaz e o CIT-Brasil (Colégio Internacional de Terapeutas) reconhecem três categorias de agentes do cuidado integral: o individual, o social e o ambiental. A primeira categoria inclui profissionais clínicos, como médicos, psicólogos e psiquiatras; a segunda abrange aqueles que atuam no corpo social, como educadores, empreendedores, cientistas, políticos, artistas e líderes espirituais; e a terceira refere-se aos cuidadores do meio ambiente, como biólogos, ecólogos, arquitetos e engenheiros florestais.
Esse compromisso com a abordagem transdisciplinar holística e o cuidado integral orienta a Unipaz a contribuir para o desenvolvimento humano em sua totalidade, guiado por valores de respeito, empatia e colaboração. Assim, pratica-se um cuidado profundo e elevado com o ser humano, a sociedade e o planeta, visando ao fortalecimento da cultura de paz e ao florescimento do Bem-Viver.
Para saber mais sobre o Cuidado Integral, recomendamos o livro O Poder do Encontro, de autoria de Roberto Crema, além das formações em Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo, entre outros cursos.

Nelma da Silva é Facilitadora, Educadora, Pedagoga e Administradora de empresas. Coach de Processo de Transformação Profissional. Especialista em Dinâmica Organizacional, Gestão e Ambiente de Trabalho. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano pela Universidade Internacional da Paz. Experiência em Organizações Privadas com foco em implantação de Projetos e Desenvolvimento de Equipes e Lideranças. Cofundadora, Presidente e Coordenadora Pedagógica da Unipaz São Paulo. Facilitadora dos Programas: Eneagrama, Autogestão, Educação Ambiental e A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil.