Só o amor muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
(A Paz – Roupa Nova)
Onde está a Paz?
Essa é uma boa pergunta. Se você puder, aponte agora onde começa a paz. É bem capaz que você tenha respondido essa pergunta apontando para você mesmo. Se não fez isso e apontou para outro lugar está tudo bem também. Acolha o que vier, pois nessa trilha de aprendizagem sobre a paz as perguntas são mais importantes do que as respostas.
Pierre Weil, inspirado em outros pensadores na década de 1990, criou uma metodologia de Educação para a Paz que propõe a integração das três ecologias: a ecologia pessoal (a relação consigo mesmo), ecologia social (a relação com o outro) e ecologia ambiental (a relação com a natureza). Essa metodologia transformadora ganhou o nome de A Arte de Viver em Paz e convida as pessoas a viverem no cotidiano ações simples e significativas que ajudam a integrar mente, emoções e o corpo em um aprendizado contínuo nas relações com todos os seres.
Na perspectiva de A Arte de Viver em Paz, a paz começa em cada um de nós. E se a paz começa dentro de nós, podemos concluir que é possível aprender a viver em paz. Sabe como? Perguntando:
Você está em paz?
Pause e observe-se. Como estão os seus pensamentos? Como estão as suas emoções? Como percebe o seu corpo? A prática da auto-observação é potente para compreender o que está precisando para experienciar a paz no aqui-e-agora.
Pergunte calmamente, e a cada pergunta faça uma pausa para respirar profundamente. Essa ação consciente pode ajudar a mudar um pensamento ou ressignificar uma emoção presente ou escolher simplesmente descansar o seu corpo.
Conforme você vai fazendo isso, vai sentindo um bem-estar crescente por estar permitindo esse autocuidado na dimensão da mente, das emoções e do corpo. Esse bem-estar vai evoluindo para um estado de inteireza de onde a paz vai emergir. A partir de então, você percebe que a paz pode ser cultivada a todo momento.
A partir do instante que aprende a viver a paz em você mesmo, começa a entender melhor o sentido do coletivo. Fica mais fácil compreender que somos seres conectados, com necessidades próprias, porém com uma necessidade vital de experienciar o encontro com o outro e com a natureza.
Somos seres de inter-relações e fazemos parte de nossas famílias, nossas comunidades, nossa sociedade e da natureza.
Quando aprendemos – e praticamos – a Arte de Viver em Paz com a gente mesmo, com os outros, e com a natureza, honramos o nosso compromisso com o respeito, a ética e a responsabilidade.
Lenita Fujiwara é redatora, reikiana, aprendiz de pós-graduação em Psicologia Transpessoal e membro da equipe de Comunicação da Unipaz SP, além de practitioner de Barras de Access e terapeuta Alquímica Floral.
Nelma da Silva Sá é Facilitadora, Educadora, Pedagoga e Administradora de empresas. Coach de Processo de Transição Profissional. Especialista em Dinâmica Organizacional, Gestão e Ambiente de Trabalho. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano pela Universidade Internacional da Paz. Experiência em Organizações Privadas com foco em implantação de Projetos e Desenvolvimento de Equipes e Lideranças. Cofundadora, Presidente e Coordenadora Pedagógica da Unipaz São Paulo. Facilitadora dos Programas: Eneagrama, Autogestão, Educação Ambiental e A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil.