Unipaz São Paulo

UNIPAZ SÃO PAULO

Pesquisar
Close this search box.

Pierre Weil: Uma Vida a Serviço da Paz

Pierre Weil (1924-2008), Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris, é um nome consagrado na psicologia e educação, com cerca de 50 obras publicadas em diversos idiomas, dentre elas o best-seller: O Corpo Fala. Professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, foi o mentor maior da Psicologia Transpessoal no Brasil e um dos principais ícones do movimento holístico e transdisciplinar no Brasil e na Europa. 

O pensamento e a ação de Pierre Weil foram um marco para o fortalecimento da Cultura da Paz, que esteve presente em toda a sua existência. Nascido em 16 de abril de 1924, em Strasbourg, vivenciou, desde a infância, conflitos religiosos em sua família de católicos, judeus e protestantes, bem como os confrontos do período histórico turbulento entre a França e a Alemanha do pós-guerra. 

Esses conflitos contribuíram para que Pierre Weil trilhasse seus caminhos como um Artesão da Paz. Aos oito anos de idade, divertia-se com primos, criando a associação católica dos judeus protestantes. Aos quatorze anos, escreveu no seu diário: “Minha pátria é principalmente a Terra”. Com a mesma idade, em plena 2ª Guerra Mundial, Pierre propôs a ideia de eliminar as fronteiras, de criar a Europa com uma moeda única… 

Em 1941, aos 17 anos, durante a 2ª Guerra Mundial, integrou o movimento de resistência da França, como enfermeiro da Cruz Vermelha, pois recusava-se a portar uma arma. Ele reconheceu, assim, sua natureza não violenta. Aos 18 anos, iniciou sua atividade de educador, cuidando de jovens refugiados de guerra. Certo dia, enquanto os seus companheiros preparavam-se para explodir uma ponte ferroviária, Pierre caminhava sobre os trilhos, vislumbrando uma escola futura, dotada de todos os métodos modernos de educação, a serviço da Paz. Nesse momento, a missão pela qual Pierre Weil dedicou sua vida e obra tornou-se clara: “desenvolver uma educação que lance pontes sobre todas as fronteiras que dissociam, fragmentam e dilaceram a humanidade. Um sonho plenamente realizado, transmutado em Obra-Prima, que se irradiou por todo o Brasil e vai se difundindo mundos afora, consciências adentro”, conforme lembra Roberto Crema, atual reitor da Unipaz, na introdução ao livro A Arte de Viver em Paz.

Em 1987 fez nascer de um sonho, a UNIPAZ e passou a se dedicar exclusivamente à educação com o propósito de propagar a Paz. Esse foi o tema de suas conferências para a UNESCO que, em reconhecimento ao programa criado por Pierre Weil para uma educação emergente, holística e centrada na Paz, publicou o livro “A arte de viver em paz” em 6 idiomas.  Em 2000, foi agraciado com a menção honrosa do Prêmio de Educação para a Paz. E, em 2003, foi indicado ao prêmio Nobel da Paz. 

Pierre Weil, Professor, Psicólogo, Educador, Escritor, Fundador e Reitor da Universidade Internacional da Paz até outubro de 2008, quando fez sua passagem, deixou um legado infinito de amor à paz. Até o momento do último suspiro, Pierre Weil  emanava paz, deixando um exemplo que a Unipaz continua seguindo 15 anos após a sua passagem, honrando sua presença e o aprendizado contínuo na Arte de Viver a Vida em cada projeto realizado pela instituição.

Para celebrar os 100 anos de Pierre Weil, está sendo preparado um grande encontro para os dias  20 e 21 de abril de 2024.A Cátedra do Amor da Unipaz realizará o primeiro Congresso Internacional do Amor, em parceria com diversas instituições e pessoas unidas pelo mesmo propósito: Aprender e vivenciar o Amor para Ser Humano.

Programe-se!

Equipe Unipaz São Paulo

plugins premium WordPress