Unipaz São Paulo

UNIPAZ SÃO PAULO

Pesquisar
Close this search box.

Fim de ciclo, começo da esperança

Ano novo.
“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
A que se deu o nome de ano,
Foi um indivíduo genial.”

Carlos Drumond de Andrade

Dezembro chegou. E a vida continua fluindo. É tempo de respirar e de se entregar às perguntas: Quantas histórias esse ano me proporcionou? O que aprendi com elas? 

Refletir sobre as coisas que aprendemos com as experiências comuns, aquelas do dia a dia que nem prestamos atenção, é muito raro. Então, vai um convite: para ter um 2024 diferente, que tal terminar o ano revisitando as histórias que você viveu com aquela curiosidade amorosa capaz de descobrir tesouros onde antes se via apenas a rotina?

Como fazer isso? Honrando o nosso tempo, e percebendo o que fazemos com o passar dos segundos, minutos, horas e dias no espaço das nossas vidas. Aproveitando a energia de começo e fim de ciclo para criar novas trilhas em antigos territórios.

Está disposto a encerrar o ano com toda energia e sabedoria para iniciar o ano novo de forma mais aberta e consciente? Comece preparando um balanço do que você aprendeu em 2023. É um processo simples, com três momentos importantes: Primeiro você vai precisar de três folhas de papel. Na primeira delas, faça uma lista com todas as realizações do ano. Ao concluir essa lista, é hora de refletir sobre os aprendizados. O que essas realizações lhe ensinaram sobre você?

Agora é a hora de usar a segunda folha para fazer uma nova lista  com tudo o que você planejou e desejou em 2023, mas não realizou ao longo do ano. Novamente, faça uma colheita de aprendizados. O que essas não realizações lhe ensinaram sobre você? Respire e observe os resultados das duas as listas, reflita sobre os pontos positivos do seu ano, rememore os bons momentos, traga pra memória o retrato das pessoas amadas e os encontros significativos que proporcionaram novos aprendizados sobre você. Reviva emocionalmente cada um deles, como se estivesse vendo um filme: o melhor da sua vida! Depois,  vá deixando para trás o que não faz mais sentido, descartando preocupações, deixando ir o que você não precisa mais para abrir espaço ao novo.

Chegou a hora da terceira lista: coloque nela os desejos de futuro que estão latentes. Lembre-se que você já tem aprendizados e repertórios que o habilitam a realizar seus sonhos. Deixe-os vir e anote-os com detalhes, tente sentir como se os estivesse concretizando e depois agradeça a oportunidade de sonhar e realizar, encarando-a como um presente que o tempo e seus ciclos oferecem a todos nós.

Há um tempo para nascer, para crescer, para escolher e para fazer. O tempo de agora é o de esperançar, do jeitinho que Paulo Freire ensinou: seguindo adiante, unindo-se a outras pessoas para fazer de um outro modo, criando vínculos verdadeiros e profundos para celebrar o novo, o diferente, o desconhecido.

Aproveite a virada do ano para fluir com a vida e escrever uma história única, com novas trilhas, novas parcerias, novos riscos, novas formas de agir e novos voos com destino a um lindo 2024! 

Lenita Fujiwara é redatora, reikiana, aprendiz de pós-graduação em Psicologia Transpessoal e membro da equipe de Comunicação da Unipaz SP, além de practitioner de Barras de Access e terapeuta Alquímica Floral.

Nelma da Silva Sá é Facilitadora, Educadora, Pedagoga e Administradora de empresas. Coach de Processo de Transição Profissional. Especialista em Dinâmica Organizacional, Gestão e Ambiente de Trabalho. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano pela Universidade Internacional da Paz. Experiência em Organizações Privadas com foco em implantação de Projetos e Desenvolvimento de Equipes e Lideranças. Cofundadora, Presidente e Coordenadora Pedagógica da Unipaz São Paulo. Facilitadora dos Programas: Eneagrama, Autogestão, Educação Ambiental e A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil.

plugins premium WordPress