SOBRE O CURSO
Facilitador de Ambientes Humanos, Colaborativos e Inovadores é a pessoa que desempenha um papel fundamental na criação e sustentação de espaços onde a transformação e a inovação social podem florescer.
Sua função é estabelecer um ambiente seguro e propício para a construção coletiva de ideias, promovendo o engajamento genuíno das pessoas e fomentando redes de conversações significativas e diálogos construtivos.
Facilitar a si mesmo, para facilitar grupos.
A formação é um percurso para capacitar e aprimorar a prática da facilitação de grupos.
Esta jornada promove, na pessoa que facilita, possibilidades de ampliação de consciência, vivências de conexão profunda consigo mesma e com grupos, a fim de potencializar – através da transformação individual – ciclos virtuosos de humanização entre indivíduos, sociedade, organizações e meio-ambiente.
Acreditamos que a filosofia essencial de quem facilita é a da confiança no grupo e nos indivíduos que o compõem, e da capacidade consciente de sustentar essa confiança de diferentes formas, das mais concretas às mais sutis.
Onde e como posso atuar como Facilitador de Ambientes Humanos , Colaborativos e Inovadores
O papel da pessoa que Facilita pode variar de acordo com o contexto em que ela atua, porém, priorizará qualidades como: autenticidade, presença, escuta, empatia, equidade, abertura e capacidade de estabelecer conexão nas inter-relações. Algumas possíveis atividades incluem:
– Facilitar processos de grupos e equipes com foco no desenvolvimento humano e na construção de ambientes saudáveis, seja em empresas, instituições sociais, educação, comunidade, núcleos familiares etc.;
– Formar agentes de mudança para implementar ações de cultura de paz em ambientes escolares e não escolares;
– Oferecer consultoria de implementação de projetos/ações que potencializem a construção de ambientes Humanos , Colaborativos e Inovadores;
– Mobilizar grupos de diálogo e rede de conversação para criar, humanizar e ativar conversas potentes e significativas;
– Ativar a comunicação construtiva com grupos para auxiliar na resolução de conflitos, respeitando as singularidades;
– Implementar/motivar propostas que promovam o bem-estar das relações humanas e dos ambientes;
– Tornar-se uma pessoa comunicadora em mídias sociais de modo a inspirar a ampliação de consciência e transformação;
– Multiplicar conceitos e práticas de Cultura de Paz.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
Técnicas de Facilitação de Grupos
comunicação construtiva / dinâmicas de sensibilização, facilitação na prática e jogos cooperativos.
Tecnologias Humanas
autoconsciência, habilidade de leitura de contextos e sustentação de processos de transformação.
Transformação de Conflitos
redes de conversação / diálogos construtivos / comunicação não violenta(CNV), psicodramas / dinâmicas para auxiliar a resolução de problemas.
Criação de espaços acolhedores
para possibilitar as expressões do grupo, reflexão, transformação de consciência e suas atitudes emotivas.
BENEFÍCIOS
Habilidades de facilitação
Habilidade de sustentar diálogos em ambientes plurais
Habilidade de provocar ambientes de transformação
Desenvolver habilidades socioemocionais e de relacionamentos intra e interpessoal
Habilidade de promover reflexão e ampliação de consciência através da visão integral do ser humano
Aprimorar a Inteligência criativa, cooperativa, ecológica e integral
módulos
A metodologia do curso se baseia na Abordagem Transdisciplinar Holística da Unipaz, fazendo uma ponte com a aprendizagem significativa.
O desenho do programa tem quatro eixos pedagógicos: Metodologia de A Arte de Viver em Paz, Aprendizagem Vivencial, Prática Reflexiva e Comunidade de Aprendizagem.
Foi criado com o objetivo de aprimorar a habilidade de facilitação para fazer emergir os saberes e conhecimentos nos grupos. Os encontros são organizados em Seminarios (modalidade presencial), Sessão de Fazer Sentido e Comunidades Práticas (modalidade virtual “ao vivo”), com 196 horas de carga horária total.
MÓDULO 1 – CULTURA DE PAZ: EIXO FORMATIVO
Acolhimento – Reconhecendo a Trilha Formativa
- Introdução ao Curso
- Ciclo de Aprendizagem
- Projeto de Facilitação
A ARTE DE VIVER EM PAZ – AVIPAZ – EAD
- Conteúdo gravado – acesso por 24 meses
A ARTE DE VIVER A VIDA – AVIVIDA – EAD
- Conteúdo gravado – acesso por 24 meses
ÉTICA: CONSTRUINDO A CULTURA DE PAZ
- Conteúdo gravado – acesso por 24 meses
Seminário 1 – A Arte de Viver em Paz
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV)
Comunidade de Prática
- Facilitação – Um Jeito de Ser
MÓDULO 2 – FACILITANDO A CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL
Seminário 2 – Corpo Sensível, Corpo Potência: fendas, ocupações e transbordares
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – Cartografia da Consciência
Comunidade de Prática
- Projeto: Alinhar o pensar, o sentir e o agir/querer
Seminário 3 – Facilitar a Si Mesmo
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – Desenho da Planta
Comunidade Prática
- Como o eu facilitador enxerga o mundo – VORTEX
MÓDULO 3 – FACILITANDO A CONSCIÊNCIA SOCIAL
Seminário 4 – Pedagogia da Cooperação
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – Jogos Virtuais
Comunidade de Prática
- Projeto: Estrutura Básica do Projeto (A serviço do que estou como facilitador?)
Seminário 5 – A Arte de Facilitar Conflitos
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – CNV: Sentimentos e Necessidades
Comunidade de Prática
- Projeto: Quais são as intenções e motivações do meu projeto?
Seminário 6 – Inteligência Social: Leitura de Contextos
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – Aprofundamento do Seminário
Comunidade de Prática
Seminário 7 – Facilitação em Contextos Plurais
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – Aprofundamento do Seminário
Comunidade de Prática
- Projeto: Que transformações são possíveis a partir do meu fazer no mundo?
MÓDULO 4 – FACILITANDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Seminário 8 – A Arte de Viver a Natureza
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – Acolher e Regenerar
Comunidade de Prática
- Projeto: Que transformações são possíveis a partir do meu fazer no mundo?
Seminário 9 – Futuro Ancestral: Rede de Interconexões
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – Aprofundamento do Seminário
Comunidade de Prática
- Projeto: Como facilito transformações?
MÓDULO 5 – VIVENCIANDO O FACILITADOR DE MUDANÇA
Seminário 10 – Facilitador Holocentrado
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – Aprofundamento do Seminário
Comunidade de Prática
Seminário 11 – Comunicação Consciente
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – Aprendizes em Facilitação
Comunidade de Prática
- Projeto: Apresentação do Protótipo – Aprendizes
Seminário 12 – Dinâmicas de Facilitação
Sessão de Fazer Sentido
- Prática Reflexiva – A Arte de Viver a Vida
Comunidade de Prática
- Colheita de Aprendizados da Jornada
MÓDULO 6 – PROJETO DE CONCLUSÃO DO CURSO
Encontro de Prepaparação de Obras-Primas – APRENDIZES
Seminário 13 – Apresentação das Obras-Primas – APRENDIZES
- Entregáveis: Relato de Aprendizagem
PARA QUEM
Facilitadores de treinamento, instrutores, educadores sociais, professores, comunicadores, gestores de equipes, líderes sociais, ativistas, ambientalistas, ecólogos, agentes culturais, multiplicadores de cultura de paz, profissionais de RH, profissionais da educação, profissionais de T & D, Consultores, para todas as pessoas interessadas no seu autodesenvolvimento e nas transformações culturais.
LOCAL
SEMINÁRIOS: Modalidade Presencial – Sábado das 8h45 às 18h15 no Espaço Ecológico de Experiências da Unipaz (Porto Feliz-SP)
SESSÕES FAZER SENTIDO + COMUNIDADE DE PRÁTICAS: Modalidade virtual “ao vivo” – Quarta das 19h30 às 21h30
METODOLOGIA AVIPAZ + AVIVIDA: Modalidade EAD (conteúdos gravados): Plataforma EAD com validade para acesso de: 24 meses
FACILITADORES
Ana Biglione é facilitadora de processos coletivos de aprendizagem e de desenvolvimento organizacional, fundadora da Noetá (@noetando) e da Philó Práticas Filantrópicas (@philopraticasfilantropicas). Atuo como consultora e em parceria com diversas pessoas e organizações no Brasil, América Latina e África do Sul.
Me formei em administração de empresas pela FGV e fiz mestrado (Master of Arts) em Philosophy of Social Innovation: Reflective Social Practice, pela Alanus University-Alemanha.
Ajudei a conceber e fui docente da Pós-graduação em Facilitação de Processos à luz da Prática Social Reflexiva, pela Faculdade Rudolf Steiner, e faço da escrita um lugar de aprendizagem e compartilhamento de reflexões. Mas bom mesmo é ser mãe de Gael e Dora, razão pela qual também estou envolvida na criação da Escola Canto da Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí, e companheira de Bruno, família que faz tudo crescer em sentido.
Ana Paula Peron é Co-criadora do LAPIDAR – A arte de transformar conflitos em riqueza nas Organizações (www.lapidar.me). Consultora em Educação Corporativa com ampla experiência em desenvolvimento de projetos customizados para lideranças e team building. Especialista e Mediadora de Conflitos Organizacionais pela IMO/ ECOSOCIAL/TRIGON e pelo Instituto D’Accord. É integrante do grupo de Life Long Learning, direcionada ao desenvolvimento de competências em Negociação, Mediação e Resolução Construtiva de Conflitos, do M9GC Conflict Resolution Training. Terapeuta de S.E.®️; Especialista em CNV (Comunicação Não Violenta); Master Coach Executiva e Empresarial – ABRACEM; Mba em Gestão de Pessoas; Pós Graduada em dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos); Pós graduada em Jogos Cooperativos; Pós Graduada em Psicologia em Excelência do Desenvolvimento Humano. Focalizadora de metodologias de conversações significativas: World Café & Open Space. Graduada em Educação Física. Docente da Pós Graduação em Pedagogia da Cooperação. Professora convidada da Fundação Dom Cabral. Co-coordenadora do Lab.Grupo de Estudos de Conflitos da ABRH.
Facilitadora, Coach e Terapeuta Transpessoal. Apresentadora e Palestrante certificada. Atua com Processos de Desenvolvimento de Comunicação, Autogestão e Lideranças. Professora convidada de Técnicas de Comunicação e Apresentação no Instituto Europeu de Design (IED) e na Pós-graduação da Mauá – Creative Design Business. Graduada em Comunicação Social. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano e Psicologia Transpessoal pela Universidade Internacional da Paz. Facilitadora do Programa A Arte de Viver em Paz, UNIPAZ.
Facilitador e Educador físico. Sócio e Diretor Geral do Projeto Cooperação, atua há 8 anos em organizações de vários setores como Consultor Especialista em Pedagogia da Cooperação, focando sempre em desenvolver culturas cooperativas e colaborativas. Formado em Educação Física e Pós-graduado em Jogos Cooperativos, seguiu também outros caminhos e direções, bebendo de várias fontes: Educação para a Paz de Pierre Weil, Abordagem Transdisciplinar Holística da Unipaz, Dragon Dreaming de John Croft, World Café, Open Space, Peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela, Danças Circulares Sagradas.
Camila Paoletti é facilitadora de processos de colaboração, cultura de aprendizagem e desenvolvimento de lideranças dentro de organizações e projetos sociais.
Formada em Letras pela UNICAMP, com pós-graduação em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Humano Integral, e Facilitação de Processos à luz da Prática Social Reflexiva.
Vem continuamente investigando o campo das relações humanas a fim de compreender como estabelecer culturas saudáveis e regenerativas dentro das organizações.
Psicoterapeuta e Médico Homeopata. Fundador da Soc. Univ. Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP). Membro do Conselho Pedagógico e Professor de Ética e Filosofia do Oriente e Ocidente da Associação Palas Athena. Professor do Curso de Formação de Terapeutas – FONTE; da Pós- Graduação em “Jogos Cooperativos” – UNIBR; do Curso de Especialização em Medicina Comportamental – ligado à UNIFESP; do Curso de Pós-Graduação em Educação Lúdica do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e do Curso de Especialização em Yoga – IEPY. Idealizador e Coordenador do Projeto Social Agentes de Cidadania (capacitação de jovens em situação de risco) – IAKAP. Co-autor do livro Homeopatia (Para Saber Mais) – Editora Abril.
Pedagogo e Facilitador. Pós-graduado em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano para Cultura de Paz. Atua há 18 anos na Liga Solidária em projetos de Cultura de Paz. Atua também em projetos e eventos destinados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Facilitador Credenciado do Programa A Arte de Viver em Paz de Pierre Weil, UNIPAZ.
Psicóloga, Educadora, é Vice-reitora da UNIPAZ. Mestre em Psicologia, com 30 anos de experiência na área clínica. Co-Fundadora da UNIPAZ, onde atua há 30 anos, como Facilitadora de Seminários e Palestras. Participou da equipe que planejou o curso da Formação Holística de Base (FHB). Especializações com Dr. Pierre Weil (Psicologia Transpessoal) e Dr. John Pierrakos (Core Energetics). Criadora da Metodologia do Cuidado Integral: O Corpo, Texto Sagrado. Membro da Coordenação do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT). Escritora, Jardineira, Artesã de patchwork, Atriz, Bordadeira, Remadora e Aprendiz da Arte de Viver a Vida.
Psicólogo, Psicoterapeuta, Educador, Mestre em Neurociências e Comportamento pela USP. Pós-graduação em Transdisciplinaridade, Psicologia Transpessoal e Psicologia da Saúde. Coordenador da Pós-graduação em Psicologia Transpessoal em São Paulo. Conselheiro da Alubrat-Brasil e da Unipaz-SP. Membro fundador do Neper – Núcleo de Estudos em Problemas Espirituais e Religiosos, no HCFMUSP e Membro Didata do INTVP, Facilitador do Programas A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil, UNIPAZ.
Facilitadora, Educadora, Pedagoga e Administradora de empresas. Coach de Processo de Transição Profissional. Especialista em Dinâmica Organizacional, Gestão e Ambiente de Trabalho. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano pela Universidade Internacional da Paz. Experiência em Organizações Privadas com foco em implantação de Projetos e Desenvolvimento de Equipes e Lideranças. Cofundadora, Presidente e Coordenadora Pedagógica da Unipaz São Paulo. Facilitadora dos Programas: Eneagrama, A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil, Autogestão e Educação Ambiental.
Tejas é atriz, palhaça, pesquisadora e professora. Atua como facilitadora de processos coletivos e criativos há mais de 15 anos, em territórios dos mais variados, dentre os quais: formações profissionalizantes de atores e atrizes em universidades e escolas técnicas, facilitação de processos criativos e integrativos em espaços que propõem o diálogo entre artes da cena e saúde mental e a grupos inseridos em territórios de extrema vulnerabilidade social e política, além de desenvolvimento e fortalecimento de equipes e formação de lideranças em ambientes corporativos.
É Mestra em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, especializou-se na Pedagogia de Jacques Lecoq (Pedagogia do Corpo Poético) pela Escuela Internacional de Teatro Estudis Berty Tovías de Barcelona e atualmente cursa a formação em Educador do Movimento Somático pelo Programa Body Mind Movement Brasil.
É fundadora e coordenadora do Núcleo Peixe Vagalume de Criação e Pedagogia do Teatro, das Máscaras e da Palhaçaria e do Sítio das Figueiras – Núcleo de Intercâmbio de Permacultura e Artes (Porangaba/SP).
INSCRIÇÃO
Etapa 1 – Conhecendo a proposta do curso
a. Ficha de inscrição preenchida
b. Entrevista
Etapa 2 – Efetivação da matrícula
• Carta de Intenção
• 1 cópia do RG, CPF e comprovante de residência (digitalizados)
• 1 foto digital 3 x 4