“Aqui está a apresentação de Um Curso em Milagres, de forma simples. Se é que isso é possível. ” Suely Costa
Trata-se de um livro, composto por quatro partes. Uma obra com mais de 1.300 páginas, já traduzida para 26 idiomas e que curiosamente não revela seu autor externamente. Já foi inspiração para centenas de outras obras, muitas delas, best-sellers.
Do que trata esta obra?
Basicamente sua intenção é nos ensinar, e o faz de forma brilhante, amorosa e envolvente, como chegarmos à genuína e completa paz interior. Expõe, numa linguagem detalhada e cíclica, que se aprofunda a cada volta, toda permeada por belíssimas figuras de linguagem, os dois sistemas de pensamento, que regem este mundo em que pensamos estar.
A obra demonstra minuciosa e empiricamente as vantagens em adotarmos o sistema de pensamento correto, novas crenças e valores, novos padrões mentais para nossa vida, além de levar-nos a ter uma outra visão para o propósito do mundo e um entendimento inusitado sobre o mecanismo e o funcionamento da matéria e, disso, que consideramos como realidade. Na verdade, ela está se referindo às leis e princípios comprovados pela física atual: a física quântica.
Então, de posse dessas e de muitas outras valorosas informações que nos são fornecidas por ela, podemos ser mentalmente conscientes e, assim, livres para fazermos nossas escolhas e totalmente responsáveis por nossa vida aqui e agora, com um novo propósito. A decisão sempre é nossa.
Portanto, fica explícito que se trata de um curso, um treino, uma disciplina para a mente. Como a obra assegura, é a fonte da matéria, das circunstâncias, dos eventos, dos episódios, que chegam a nós.
Os temas, bastante abstratos e complexos, como a questão do tempo, sem a divisão em passado, presente e futuro, a manutenção ou dissolução das circunstâncias materiais, a dualidade desta dimensão, a unicidade das mentes e das essências, a virtualidade desse mundo, a causa primordial do aparecimento da matéria aqui e da possibilidade de sua desintegração, o verdadeiro conceito de culpa, medo, erro, castigo, correção, perdão e amor, são fundamentais para se chegar ao objetivo proposto: vivenciarmos agora, a verdadeira paz interior que é a que nos leva de volta ao nosso estado original e real, quando não mais se vive a culpa e o medo, mas sim, o amor e a paz.
Fica evidente, então, que para se chegar à paz interior completa é necessário o conhecimento dos modelos e mecanismos mentais, da prática do correto sistema e padrão de pensamentos, pois além de não mais gerarmos, nós mesmos, os conflitos, os sofrimentos, as doenças, as tragédias que nos assolam, a mente tem, assim, o poder de dissolver os já projetados, como também fabricar novos estados: os de felicidade, de paraíso. Parece mágica, mas é milagre.
Indiscutivelmente não há quem, conhecendo a proposta da obra, interessando-se pelo assunto e que pratique esta higienização mental, não constate os efeitos em sua vida, com maior domínio sobre ela, e maior independência de regras externas. É uma saudável liberdade.
O estudo de Um Curso em Milagres, obra sui generis, vai exigir abertura mental, não resistência ao novo e aos novos paradigmas, disponibilidade para aceitar uma nova percepção do mundo e boa vontade para entrar na jornada proposta, que, sem dúvida, leva a vida a um patamar oitava acima.
E para quem serve este curso?
Para os que ainda têm algum resquício de medo, raiva, preocupação, mágoa, depressão, ansiedade, pânico, baixa auto-estima, enfim, algum tipo de incômodo, de infelicidade. Ou seja, para quem ainda não tem a tão desejada paz interior.
E é assim que o próprio curso resume sua mensagem:
“Nada real pode ser ameaçado
Nada irreal existe.
E nisso está a paz de Deus.”
Suely Costa é facilitadora de UCEM – Um Curso em Milagres, pedagoga, psicanalista, coach pessoal, atua como conciliadora e mediadora na solução consensual de conflitos.