Unipaz São Paulo

A Pedagogia para a Cultura de Paz da Unipaz

A Pedagogia para a Cultura de Paz, desenvolvida pela Unipaz e reconhecida pela Unesco em 2000, fundamenta-se em uma trindade inter-relacional que integra  Três Ecologias:

  • Ecologia Individual: a relação consigo mesmo.
  • Ecologia Social: a relação com o outro.
  • Ecologia Ambiental: a relação com a natureza.

Essa perspectiva pedagógica, estruturada em três dimensões — individual, social e ambiental —, é fruto de uma investigação profunda sobre as raízes da cultura de violência e seus impactos. Ao propor um modelo de convivência harmoniosa, ela busca promover reflexões e práticas que fortaleçam a paz em diferentes contextos.

Em resposta ao convite da Unesco, que destacou a importância de uma educação transdisciplinar para a paz ser fundamentada nos princípios de “Aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser”,  a Unipaz ampliou esse conceito para educação-terapia. Essa abordagem reconhece que toda educação pode ter efeito terapêutico, e toda terapia pode ser educativa. Assim, a Unipaz compreende a terapia em três dimensões: Terapia Individual, Terapia Social (incluindo a Organizacional) e Terapia Ambiental — cada uma delas necessitando de um tipo de consciência e de uma ecologia. Essas  dimensões são integradas pela pedagogia da Unipaz, promovendo uma abordagem holística e transformadora.

As Três Ecologias

Ecologia Individual
A paz começa no interior de cada pessoa e é despertada pela educação. A paz do corpo é cultivada por meio de práticas como relaxamento, exercícios físicos, massagens, respiração e alimentação equilibrada. A paz do coração floresce com o amor, a compaixão e a alegria, promovendo felicidade e aliviando o sofrimento.

Reconhecer e lidar com emoções como raiva, ciúmes e apego é fundamental, e as terapias podem auxiliar nesse processo. A paz de espírito é alcançada ao aquietar a mente e descobrir nossa verdadeira natureza por meio da meditação, que dissolve a ilusão de separação e revela a interconexão de tudo.

Ecologia Social

 A construção de uma cultura de paz exige a prática de valores universais, como verdade, justiça, tolerância, liberdade e solidariedade. É essencial atuar na eliminação de preconceitos e substituir ideias ultrapassadas, como por exemplo, o conceito de “guerra justa,” pelo fortalecimento dos direitos humanos.

Reequilibrar os papéis de gênero, respeitar os Povos Originários, combater o racismo estrutural, adotar a transdisciplinaridade no ensino e promover o diálogo e a mediação como estratégias para resolver conflitos são ações indispensáveis. No âmbito organizacional, é necessário buscar o equilíbrio entre eficiência e empatia, incentivando a participação ativa. Na economia, combater a fome, reduzir desigualdades, promover a simplicidade e evitar o consumo excessivo são medidas urgentes.

Ecologia Ambiental

 A paz com o meio ambiente requer sustentabilidade com ética e respeito pela vida em todas as suas formas, harmonia com os recursos naturais e responsabilidade nas pesquisas genéticas e nucleares. É imprescindível implementar programas contínuos de preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas.

Uma Transformação Transdisciplinar e Holística

Essa pedagogia inovadora defende que a Cultura de Paz, nas dimensões individual, social e ambiental, só pode ser alcançada por meio de um compromisso consciente com a educação para a paz, a prática de valores humanos universais e o equilíbrio em todas as esferas da vida.

Organizada em dois eixos interligados — o Saber (realidade exterior) e o Ser (realidade interior) —, a proposta metodológica que organiza as trilhas de aprendizagem nomeada de Abordagem Transdisciplinar Holística oferece ferramentas para uma transformação pessoal e coletiva profunda, alicerçada na harmonia, na consciência e na interdependência entre as Três Ecologias.

Nelma da Silva é Facilitadora, Educadora, Pedagoga e Administradora de empresas. Coach de Processo de Transformação Profissional. Especialista em Dinâmica Organizacional, Gestão e Ambiente de Trabalho. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano pela Universidade Internacional da Paz. Experiência em Organizações Privadas com foco em implantação de Projetos e Desenvolvimento de Equipes e Lideranças. Cofundadora, Presidente e Coordenadora Pedagógica da Unipaz São Paulo. Facilitadora dos Programas: Eneagrama, Autogestão, Educação Ambiental e A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil.

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