Em 2024, celebramos tanto os 30 anos da Carta da Transdisciplinaridade quanto o centenário de Pierre Weil, um dos pilares dessa visão transformadora. A Carta foi elaborada em 1994, durante o I Congresso Mundial da Transdisciplinaridade, realizado em Arrábida, Portugal, com a participação de intelectuais e humanistas de renome, como Basarab Nicolescu, Edgar Morin e Lima de Freitas, e o apoio da Unesco. Mais do que simplesmente conceituar a transdisciplinaridade, a Carta estabelece os princípios para uma nova abordagem integrativa da razão e do coração, da sensação e da intuição, da efetividade e da afetividade, que transcende a fragmentação das disciplinas tradicionais. Ela promove um diálogo fértil entre diferentes áreas do saber, integrando ciência, arte, filosofia e tradições de sabedoria. Ao propor essa visão integradora, a Carta tornou-se uma referência poderosa para enfrentar a complexidade dos desafios contemporâneos, incentivando a colaboração entre diversos campos do saber e do ser e a construção de soluções mais abrangentes e sustentáveis.
O termo “transdisciplinaridade” foi originalmente cunhado por Jean Piaget durante o I Seminário Internacional sobre Pluridisciplinaridade e Interdisciplinaridade, realizado na Universidade de Nice, França, em 1970. Esse evento foi um marco importante que deu início aos estudos e reflexões sobre o conceito, que ao longo dos anos evoluiu, culminando na criação da Carta da Transdisciplinaridade em 1994.
Ao longo desses 30 anos, a implementação dos princípios da Carta enfrentou desafios consideráveis devido a obstáculos estruturais, culturais e epistemológicos. No entanto, a transdisciplinaridade consolidou-se como uma abordagem essencial em diversos campos do conhecimento, incluindo pesquisa científica, saúde, desenvolvimento sustentável e, de forma significativa, na educação. Além disso, ela tem influenciado a formulação de políticas públicas, moldando práticas e conceitos em variadas esferas sociais.
A Carta inspirou inúmeras iniciativas educacionais e acadêmicas ao longo dessas décadas, fundamentando, por exemplo, a teoria central da Unipaz e sua abordagem metodológica transdisciplinar holística. Pierre Weil e Roberto Crema, fundadores da Unipaz, são figuras de extrema importância no avanço e disseminação da transdisciplinaridade. Entre suas publicações mais relevantes sobre esse tema destacam-se:
- Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma – Roberto Crema (1989)
- Holística: uma nova visão e abordagem do Real – Pierre Weil (1990)
- Rumo a nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento – Pierre Weil, Ubiratan D’Ambrosio e Roberto Crema (1993)
- A Arte de Viver a Vida – Pierre Weil (2001)
- O poder do encontro: origem do cuidado – Roberto Crema (2017)
Ao longo de seus 37 anos, a Unipaz tem sido um laboratório vivo da transdisciplinaridade em ação. Dedicada a comunicar a importância das quatro fontes do conhecimento—filosofia, tradições, ciência e arte—, a Unipaz facilita a aprendizagem sobre a compreensão de si mesmo, do outro e da natureza, promovendo uma percepção mais profunda da interconectividade e da impermanência da vida e do todo. O impacto dessa abordagem na vida das pessoas que já se beneficiaram de suas formações é incalculável, assim como seu papel no estímulo ao surgimento de novas iniciativas inspiradas em sua metodologia.
A celebração dos 30 anos da Carta da Transdisciplinaridade é, portanto, um momento para honrar o impacto positivo já promovido por essa abordagem e reafirmar o compromisso de renovação e investigação contínua. Esse marco destaca o valor da pluralidade de perspectivas, promovendo o respeito pela diversidade e a construção da cultura de paz.
Nelma da Silva Sá é Facilitadora, Educadora, Pedagoga e Administradora de empresas. Coach de Processo de Transformação Profissional. Especialista em Dinâmica Organizacional, Gestão e Ambiente de Trabalho. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano pela Universidade Internacional da Paz. Experiência em Organizações Privadas com foco em implantação de Projetos e Desenvolvimento de Equipes e Lideranças. Cofundadora, Presidente e Coordenadora Pedagógica da Unipaz São Paulo. Facilitadora dos Programas: Eneagrama, Autogestão, Educação Ambiental e A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil.