Unipaz São Paulo

UNIPAZ SÃO PAULO

Pesquisar
Close this search box.

Unipaz SP e CineSolar promovem sessões de cinema

Com alegria anunciamos que a Unipaz SP realizará um circuito de cinema em parceria com o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. O projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Serão 10 eventos em diversos bairros da capital, de maio a setembro de 2023. Cada sessão terá exibição de curtas-metragens com distribuição de pipoca e, em seguida, uma roda de conversa e vivência baseadas no Programa  AViPaz – A Arte de Viver em Paz

A proposta é sensibilizar e despertar nos indivíduos destas comunidades uma consciência do Cuidar da Paz, construindo um Círculo Virtuoso Construtivo, de cooperação e bem-estar comum. Consideramos que o impacto das ações do AViPaz será imensurável, repercutindo nas atitudes cotidianas dos participantes e suas relações sociais e ambientais.

O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões, percorrendo mais de 250 mil quilômetros pelo Brasil. Seu objetivo é democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. E além de tudo isso, ao final se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Confira abaixo a programação:

– Maio

20/05/23 – sábado 

19h – Sessão curtas-metragens

Local: Comunidade Nossa Senhora da Salette – Rua Igarapé Progresso, 71 – Jaçanã – Zona Norte

21/05/23 – domingo 

19h – Sessão curtas-metragens

Local: Associação dos Movimentos de Moradia da Região Sudeste – Rua Maramores, 36 – Jardim Celeste – Zona Oeste

Junho

23/06/23 – sexta-feira 

19h – Sessão curtas-metragens

Local: Quadra Comunitária – Rua Domênico Lanzetti, 7 – São Norberto – Parelheiros -Zona Sul

30/06/23 – sexta-feira 

19h – Sessão curtas-metragens

Local: Associação de Moradores da Vila Rica – Rua João Batista Lima,47 – Vila Rica – Zona Sul

Julho

01/07/23 – sábado

19h – Sessão curtas-metragens

Local: Colégio Leda Guimarães Natal (Departamento Social Santa Cana) – Rua da Fonte das Bicas, 189 – Jardim Roschel – Parelheiros – Zona Sul

06/07/23 – quinta-feira

19h – Sessão curtas-metragens

Local: ONG Juntos Sede – Rua Cânfora, 90 – Jardim Brasília – Zona Leste

08/07/23 – sábado 

19h – Sessão curtas-metragens

Local: Centro Social Nossa Senhora do Parto/CCA CEC São Pedro – Rua Manuel Nunes de Siqueira, 562 – Jd. Mimar – Zona Leste

Agosto

10/08/23 – quinta-feira 

19h – Sessão curtas-metragens

Local: CIEJA PERUS – Rua Francisco José de Barros, 160 – Perus – Zona Norte

16/08/23 – quarta-feira 

19h – Sessão curtas-metragens

Local: Projeto Garoto Cidadão Polo Heliópolis – Rua dos Artistas de Heliópolis, 2 – Heliópolis – Zona Sul

Setembro

24/09/23 – domingo 

19h – Sessão curtas-metragens

Local: Condomínio Forte da Ribeira – Rua Forte da Ribeira, 200 – São Mateus – Zona Leste

Conheça a sinopses dos filmes

‘Meu nome é Maalum’ – Direção: Luísa Copetti, Animação, Brasil/2021 – 8 min.

Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e pelas práticas de uma sociedade racista. Assim que chega na escola, todos riem dela. Maalum não entende o porquê e, com ajuda da sua família, vai descobrir o significado do seu nome e transformar a tristeza em orgulho por sua ancestralidade.

‘Disque Quilombola’ – Direção: David Reeks, Documentário, Brasil/2012 – 13 min

Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

‘Brinquedo Novo’ – Direção: Rogério Boechat – Animação – Brasil/2017 – 6 min

Curta sobre consumo consciente.

‘Um Rio’ – Direção: Marcelo Bala e Andrea Pesek  – Animação – Brasil/2012 – 4 min

O curta apresenta a importância do rio e sua memória afetiva.

‘O Gigante’ – Direção:  Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida – Animação – Portugal/2012 – Livre – 10 min

Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam… levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.

‘Gente Grande’ – Direção: Walkir Fernandes – Animação – Brasil/2012 – 1 min

Vídeo sobre a importância da responsabilidade ambiental, com foco na economia da água em pequenas atitudes.

‘Sobre amizade e bicicletas’ – Direção: Julia Vidal, Brasil/2022 – 12 min

Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual.

_______________

Sobre a Unipaz

A Unipaz – Universidade Internacional da Paz – promove a Educação para a Paz e o Cuidado Integral. Faz parte da Rede Unipaz, formada por 21 unidades no Brasil e duas no exterior. Adota como metodologia, em todas as suas atividades, uma abordagem transdisciplinar holística que propõe uma visão não fragmentada da realidade, favorecendo o equilíbrio das quatro funções psíquicas preconizadas por Jung: pensamento, sentimento, sensação e intuição, e buscando o diálogo entre a arte, a ciência, a filosofia e as tradições espirituais.

Sobre o CineSolar

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 oficinemas – que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, proporcionando acesso às técnicas básicas que compõem a linguagem cinematográfica. Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas. 

O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).

O CineSolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, e apoio das marcas Biowash, Cicloway e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (219 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP), sendo que em 2023 uma árvore será plantada a cada 10 sessões realizadas.

O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.

plugins premium WordPress