A transdisciplinaridade nos convida a ir além dos limites das disciplinas tradicionais, mergulhando-nos em um espaço de aprendizado que valoriza a interconexão entre saberes, experiências e perspectivas.
Nesse contexto, o diálogo entre a arte, a ciência, a filosofia e a tradição sapiencial se revela como uma experiência transformadora, estimulando novas formas de compreender o mundo. O aprendizado não se reduz a uma disciplina isolada ou a um conjunto fixo de conceitos; ao contrário, manifesta-se na interação dinâmica entre diferentes formas de saber e ser.
Em tempos complexos e incertos, tanto em nossas vidas quanto no mundo mais amplo, torna-se essencial cultivar uma experiência de aprendizado sensível e aberta às necessidades de uma realidade em crise. Respeitar as particularidades e a experiência vivida de cada indivíduo potencializa um espaço de aprendizado que transcende os limites disciplinares, evitando reducionismos e promovendo a diversidade de perspectivas.
O processo de aprender a aprender no momento presente se fortalece na experiência compartilhada, nutrido pelo passado e pelo futuro, em constante diálogo com o mundo vivo e dinâmico ao nosso redor. A transdisciplinaridade é uma abordagem inovadora que se apoia em vivências corporificadas e experienciais, promovendo a convivência e a interação entre pensamento ecológico, investigação social e prática cultural.
Assim, possibilitamos a construção de uma cultura de coaprendizagem baseada em uma visão ampliada da interdependência, promovendo respostas ágeis e coletivas, capazes de enfrentar as complexidades dos desafios globais e sociais por meio de abordagens inovadoras e regenerativas. Esse enfrentamento exige coragem, compromisso e propósito, em todas as escalas de atuação do saber, do fazer e do ser.
Dentro dessa perspectiva, a poesia se entrelaça com a ciência, o mundo natural se conecta com a escuta profunda, a trajetória de vida dialoga com a filosofia e as tradições se traduzem na presença e na compaixão. Essa é a essência da experiência em uma educação transdisciplinar: um espaço experimental de coaprendizagem, que nos convida a explorar o desconhecido e a nutrir uma atitude de profunda curiosidade, imaginação e inovação.
O aprendizado nesse contexto é profundo e prático, reflexivo e criativo. Ele oferece a oportunidade de construir colaborações duradouras, estabelecer conexões significativas e fortalecer o sentido de comunidade. A convivência emerge como um valor essencial, pois aprender a viver bem uns com os outros – entre comunidades humanas (e mais que humanas) no enlace do pessoal com o transpessoal – é um objetivo fundamental.
Reconhecemos que o aprendizado ocorre em múltiplos espaços e momentos: dentro e fora das salas de aula, nas trocas espontâneas, nas conversas durante as refeições, em caminhadas, nas atividades na natureza, no fazer artesanal, na contemplação, na música e na dança compartilhadas. Dessa forma, a educação transdisciplinar se manifesta como uma jornada vibrante, atravessada por encontros profundos e pelo desejo de criar um mundo mais justo, regenerativo, interconectado e mais pleno.
Há quase 40 anos, a Unipaz tem colocado a transdisciplinaridade em ação, tecendo uma trama de saberes e cultivando um aprendizado em conexão. Convidamos você a conhecer mais sobre essa perspectiva de compreensão e de ação no mundo, que promove, sobretudo, a cultura de paz.

Nelma da Silva é Facilitadora, Educadora, Pedagoga e Administradora de empresas. Coach de Processo de Transformação Profissional. Especialista em Dinâmica Organizacional, Gestão e Ambiente de Trabalho. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano pela Universidade Internacional da Paz. Experiência em Organizações Privadas com foco em implantação de Projetos e Desenvolvimento de Equipes e Lideranças. Cofundadora, Presidente e Coordenadora Pedagógica da Unipaz São Paulo. Facilitadora dos Programas: Eneagrama, Autogestão, Educação Ambiental e A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil.