A UNIPAZ é a terceira Universidade da Paz no mundo, que durante 34 anos tem se posicionado na vanguarda do desenvolvimento de projetos específicos e inter-relacionados à Cultura de Paz.
Conecte-se
A UNIPAZ é a Universidade do Encontro. Seus cursos, programas e vivências fortalecem o autodesenvolvimento, a convivência saudável e a conexão com o mundo natural.
Acreditamos na educação como um caminho para ampliar a consciência de inteireza e promover a paz, por meio de uma abordagem afetiva, participativa e experiencial.
Adotamos, como base metodológica, uma abordagem transdisciplinar holística, que integra saberes e experiências a partir de uma visão não fragmentada da realidade. Essa proposta visa ao equilíbrio das quatro funções psíquicas descritas por Carl Jung — pensamento, sentimento, sensação e intuição —, e favorece o diálogo entre a arte, a ciência, a filosofia e as tradições espirituais.
Somos, portanto, um campo vivo de pesquisa e prática, que incentiva o Aprender a Aprender, promove a integração entre ciência e consciência e fortalece a inter-relação das ecologias do ser: individual, social e ambiental.
Promover a Cultura de Paz e a inclusão, com foco no desenvolvimento integral do ser humano, por meio de ações que integrem as ecologias individual, social e ambiental, articulando saberes da arte, da ciência, da filosofia e das tradições de sabedoria.
Ser, até 2030, uma referência viva em Ação Transdisciplinar e Visão Holística de Mundo.
Utilizar conscientemente a terminologia “holística” (do grego holos: inteiro), compreendendo que o novo paradigma considera cada evento como parte e reflexo do todo, conforme a metáfora do holograma. O todo e as partes estão em inter-relações dinâmicas, constantes e paradoxais.
Cultivar discernimento, tolerância, respeito, alegria, simplicidade e clareza nos encontros entre representantes das Ciências, Filosofias, Artes e Tradições Espirituais, essenciais à abordagem transdisciplinar em equipe.
Praticar abertura e exame crítico diante das complementaridades e contradições entre o relativo e o absoluto, a vida quantitativa e a qualitativa, a serviço da vida, do ser humano e da evolução.
Respeitar as fontes e as singularidades das Ciências, Filosofias, Artes e Tradições Espirituais.
Reconhecer e valorizar cada ser e cada cultura como expressões legítimas da realidade plena.
Compreender que toda criação, em essência, é coletiva, respeitando os direitos autorais individuais e coletivos.
Ser solidário com o outro em suas necessidades de sobrevivência e transcendência.
Cooperar na preservação do bem comum e na convivência harmoniosa com a natureza.
Buscar um ideal de sabedoria que una amor, ética e serviço.
A atuação da UNIPAZ se sustenta nos seguintes pilares:
Despertar uma nova consciência que reconheça os múltiplos níveis de realidade, a complexidade e a lógica do Terceiro Incluído.
Promover a Cultura de Paz nas dimensões individual, social e ambiental, em favor da plena expressão da vida.
Conquistar saúde e plenitude por meio do despertar da atenção plena, integrando ao processo o amor, a ética do cuidado, a aceitação, a vocação e o serviço.
Reconhecer o cuidado como prática essencial para o florescimento do ser humano em sua totalidade, acolhendo a complexidade do corpo, da mente, das emoções e do espírito, e suas inter-relações com os outros e com o planeta.
A UNIPAZ se fundamenta e se inspira nos seguintes documentos e declarações:
Declaração de Veneza
(1986)
Carta Magna da Universidade Holística Internacional
(1986)
Declaração de Brasília
(1987)
Carta de Transdisciplinaridade
(1994)
Teoria Fundamental da UNIPAZ
Carta da Internacional de Consciências
(2000)
A Universidade da Paz dos Meus Sonhos
(2000)
Carta da Terra
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A UNIPAZ se fundamenta e se inspira nos seguintes documentos e declarações:
WhatsApp us