Muitas são as perguntas que recebemos sobre o que é a Psicologia Transpessoal. Numa tentativa de facilitar a compreensão dessa abordagem psicológica, organizamos algumas respostas.
Do que falam as Psicologias?
As diferentes abordagens psicológicas do Ocidente falam do ‘humano’ e da sua relação com o mundo. Desde o século 19, introduziram conceitos essenciais ao entendimento da psique e de suas patologias. Avançaram em muitos aspectos, porém criaram uma versão limitada do que é ser pessoa, ser humano, do que é a mente, do que é a consciência.
A Psicologia Transpessoal surge nos anos de 1960, fazendo uma síntese entre a psicologia ocidental, a física moderna e a sabedoria oriental. Concentra-se em investigar e compreender os aspectos mais profundos da experiência humana, indo além das questões puramente pessoais ou materiais para promover um maior significado, conexão e crescimento pessoal.
É considerada como a quarta força do campo psicológico, respeitando, incluindo e ultrapassando os conceitos estabelecidos pelas três forças anteriores: a psicologia comportamental, a psicanálise e a psicologia humanista, culminando com o desenvolvimento de uma abordagem totalmente inovadora para os padrões materialistas da ciência ocidental.
Um de seus principais diferenciais é partilhar a visão integral do ser e reconhecer a espiritualidade como dimensão legítima da experiência humana.
A perspectiva transpessoal “examina o modo como criamos uma alienação em relação a nós mesmos, aos outros e ao mundo”.
Qual diferencial a Unipaz SP agrega ao curso de Psicologia Transpessoal?
Nossa metodologia se baseia na abordagem transdisciplinar holística e se diferencia pelo processo do Cuidado Integral. Essa abordagem alia o método analítico ao sintético, orientando-se por uma cartografia vasta e inclusiva da totalidade humana, na tarefa de desenvolver uma Terapia da Inteireza que alia o pré-pessoal ao pessoal e ao transpessoal.
O que é considerado pré-pessoal, pessoal e transpessoal na perspectiva da Psicologia Transpessoal?
Numa perspectiva do desenvolvimento humano, os estudos mostram que o processo de estruturação da nossa personalidade (considerado o conjunto de tendências, condicionamentos, vivências, formas de pensar, sentir e agir no mundo de cada indivíduo) opera a partir três referenciais:
• Dimensão pré-pessoal: corresponde à primeira fase do desenvolvimento, quando o eu (bebê, criança pequena) interage com o meio partir da imitação e das regras estabelecidas pela família, cultura, etc.
• Dimensão pessoal: quando esse eu incorpora as regras da cultura e da sociedade e estrutura sua personalidade para interagir com o meio.
• Dimensão Transpessoal: quando o eu se percebe para além dessa perspectiva pessoal (regras internalizadas da cultura e da sociedade) e inicia em um processo de investigação para além dessa estruturação de ego, encontrando outra referência de desenvolvimento.
Como é o Terapeuta formado nessa abordagem?
Roberto Crema, reitor da Unipaz e pesquisador da Psicologia Transpessoal, autor de mais de 30 livros e criador do método Terapia da Inteireza, diz que a função principal do terapeuta é cuidar do que é saudável, do Ser que habita cada um de nós.
Um terapeuta transpessoal é alguém capacitado a facilitar o processo de tomada e de ampliação de consciência da pessoa para que ela possa acessar o seu potencial de crescimento e até mesmo de cura. Ele tem uma escuta atenta e um olhar esclarecedor,que ajuda a pessoa a se descobrir e se sentir vista em todas as dimensões do seu Ser.
Jean-Yves Leloup, teólogo, filósofo, terapeuta transpessoal, escritor e um dos fundadores da Unipaz, explica que “o Terapeuta cuida do Ser, dá-lhe tempo, silêncio, um espaço onde possa recolher-se e descansar na criatura humana”.
Crema finaliza: “o terapeuta é alguém capaz de abençoar, ou seja, dirigir ao outro um bom olhar e uma boa palavra. Trata-se de jamais rotular ou reduzir o outro ao seu menor, a um sintoma, a um sofrimento. Abençoar é ser capaz de reconhecer no outro o seu potencial, não só de saúde, também de plenitude”.
Quer ser um terapeuta da inteireza humana? Conheça o curso de Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo.
Equipe Unipaz São Paulo