Unipaz São Paulo

A Abordagem Transdisciplinar Holística da Unipaz

Para concretizar sua visão de educação-terapia com foco na integração das três ecologias: Individual, Social e Ambiental, a Unipaz desenvolveu a Abordagem Transdisciplinar Holística,” uma metodologia que une uma visão holística de mundo à transdisciplinaridade. Esse caminho integra ensino e aprendizagem com a experiência pessoal, ampliando a consciência e construindo pontes entre teoria, prática e reflexão – um tripé fundamental para catalisar mudanças. O método considera o desenvolvimento das quatro funções psíquicas — pensamento, sentimento, sensação e intuição — e sua ligação com os elementos naturais — ar, água, terra e fogo — em profunda conexão com os Quatro Pilares da Educação para o Século 21 da UNESCO, propostos no relatório de Jacques Delors:

Aprender a Conhecer — associado ao Pensamento e ao elemento Ar;

Aprender a Conviver — relacionado ao Sentimento e ao elemento Água;

Aprender a Fazer — vinculado à Sensação e ao elemento Terra;

Aprender a Ser — ligado à Intuição e ao elemento Fogo.

Essa integração entre funções psíquicas, elementos naturais e referências educacionais possibilita um processo de ensino e aprendizagem alinhado aos quatro estilos de conhecimento da abordagem transdisciplinar: ciência, filosofia, arte e tradição sapiencial.

A abordagem se destaca por valorizar o aprendizado que ocorre tanto pela via cognitiva quanto pela prática — conceitos que Pierre Weil definiu, respectivamente,  como holologia, a via analítica e holopraxis, a via simbólica e meditativa. A holologia abrange o pensamento e a sensação, enquanto a holopráxis, enraizada nas tradições de sabedoria, envolve a intuição e o sentimento. Práticas como meditação, contemplação, exercícios de centramento, jornadas simbólicas com a arte, vivências com a natureza e visualizações guiadas, entre outras, conduzem os participantes a um contato profundo com sua realidade interior (Ser), potencializando o equilíbrio com sua realidade exterior (Saber).

Na Abordagem Transdisciplinar Holística, o ambiente de aprendizado desempenha um papel fundamental na eficácia do processo. A interação dinâmica entre aprendiz, grupo e facilitador possibilita que cada participante explore e vivencie os conteúdos a partir de sua própria perspectiva e história de vida, enriquecendo o aprendizado por meio de reflexões coletivas e individuais. Pierre Weil descreveu essa interação educativa como um processo que ocorre em três dimensões — a individual, a social e a ambiental —, promovendo uma percepção ampliada que inspira novas maneiras de enxergar o mundo para todos os envolvidos.

O conteúdo programático, ao mesmo tempo formativo e transformador, é estruturado em uma Teia Curricular que atende aos objetivos de cada curso, contemplando as etapas pedagógicas de Descoberta, Reconhecimento, Ressignificação, Holointegração e Holossíntese. Essa estrutura respeita o ritmo de cada aprendiz e fortalece o aprendizado coletivo.

Em um ambiente acolhedor e seguro, cada pessoa é incentivada a redescobrir o sentido de sua existência e a trilhar um caminho de autoconhecimento, integração e plenitude. Nos círculos e encontros, nutridos por saberes acadêmicos, ancestrais e transpessoais, emerge uma dança colaborativa que celebra a interdependência, a autossustentabilidade e a pluralidade da vida.

Aqui, o autoconhecimento encontra a prática, o sujeito se alia ao objeto, e a educação se transforma em um compromisso com um mundo mais pacífico. Em cada encontro, somos convidados a acessar nossa essência e a descobrir o potencial de paz, amor e sabedoria que habita em nós, favorecendo um impacto positivo na sociedade e no planeta. Sonhos são nutridos, propósitos fortalecidos, e a esperança de um mundo mais harmonioso torna-se palpável e vivenciada.

Ao final, o método pedagógico da Unipaz se revela como uma verdadeira ‘escola do encontro,’ onde a transdisciplinaridade se manifesta em ação e contemplação, criando pontes entre a ciência e a consciência, a razão e o coração, e entre a efetividade e a afetividade. Fundamentada no princípio de que a transformação é cocriada, a abordagem floresce nas conexões com o outro e sustenta uma pedagogia que cultiva o bem-estar sustentável e promove a paz.

Assim, a Unipaz, além de uma instituição de ensino, se torna um espaço sagrado de reencontro consigo, com o outro e com o mundo, onde cada indivíduo é convidado a caminhar rumo a uma existência plena, inspirando um futuro de paz e harmonia para todos.

Nelma da Silva é Facilitadora, Educadora, Pedagoga e Administradora de empresas. Coach de Processo de Transformação Profissional. Especialista em Dinâmica Organizacional, Gestão e Ambiente de Trabalho. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano pela Universidade Internacional da Paz. Experiência em Organizações Privadas com foco em implantação de Projetos e Desenvolvimento de Equipes e Lideranças. Cofundadora, Presidente e Coordenadora Pedagógica da Unipaz São Paulo. Facilitadora dos Programas: Eneagrama, Autogestão, Educação Ambiental e A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil.

plugins premium WordPress