Pierre Weil, renomado educador e psicólogo francês, que viveu no Brasil, começou a cultivar esse pensamento aos dezoito anos, durante a Segunda Guerra Mundial que, recusando-se a pegar em armas serviu na Cruz Vermelha. Arrasado com o que viu no campo de batalha sonhou com uma escola de paz, para que todos os povos pudessem ser educados na paz e no equilíbrio dos conflitos.

Mais de quarenta anos se passaram até o nascimento formal da Universidade Internacional da Paz de Brasília – Unipaz. Nesse momento, as ideias-sementes capazes de disseminar a cultura de paz em nosso país já haviam ancorado em muitos corações. Em 1987, Brasília havia sediado o I Congresso Holístico Internacional, presidido por Pierre Weil e Roberto Crema. O sucesso do evento estimulou a criação da Fundação Cidade da Paz, com total apoio do então governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira. Em 14 de abril de 1988 estava criada a Unipaz, com reitoria de Pierre Weil e sede na Granja do Ipê (Brasília). Desde então, a unidade disponibiliza esse espaço para seus cursos, eventos, reitoria e administração.

 

Pierre Weil

Nascido em 16 de abril de 1924, em Estrasburgo, França, teve contato, desde a sua infância com conflitos na própria família, composta por pessoas de três diferentes religiões.

Por vinte anos, até a data de seu falecimento em outubro de 2009, Pierre Weil esteve à frente da Unipaz, dando um exemplo de dedicação e responsabilidade com a educação para a cultura de paz. Como orientação aos rumos que a Unipaz deveria tomar, ele nos presenteou com um texto que exprime seu pensamento: A Universidade da Paz dos meus sonhos. (pdf anexo)

 

A Primeira Turma de Formação Holística de Base - FHB

Gestado em Belo Horizonte, durante um curso de formação em Cosmodrama (abordagem desenvolvida Pierre Weil instrumentalizada no Psicodrama) e sob o impulso de Roberto Crema, estruturou-se a Formação Holística de Base e iniciou-se a primeira turma com mais de 150 candidatos, na Granja do Ipê, em Brasília. Entre eles estavam Roberto Crema e  Lydia Rebouças atuais reitor e vice da Unipaz Brasilia.

 

Festival Mundial da Paz

O Festival Mundial da Paz é um evento global, sistêmico, multicultural, descentralizado e integrador. É realizado por voluntários que compartilham gratuitamente suas experiências e saberes em prol da causa da paz e em cooperação com entidades parceiras.

Ocorre a cada três anos visando a promoção, a partilha e a vivência de valores e experiência de cultura de paz entre diversos agentes, instituições e indivíduos dedicados ao desenvolvimento e difusão desta causa.

A proposta básica do Festival foi apresentada pela primeira vez no Congresso Holístico Internacional em Findhorn, Escócia, em setembro de 2004 por sua idealizadora Dulce Magalhães, integrante do conselho gestor da Unipaz SC.

O I Festival Mundial da Paz foi realizado em Florianópolis , Santa Catarina, de 1 a 6 de setembro de 2006, sob a coordenação geral de Dulce Magalhães.

O II Festival Mundial da Paz foi realizado em Goiânia, Goiás, de 4 a 7 de setembro de 2009, sob a coordenação geral de Hélyda Di Oliveira.

O III Festival Mundial da Paz foi realizado em São Paulo, Capital, de 6 a 9 de setembro de 2012 sob a coordenação de Nelma da Silva Sá.

Saiba mais em: www.festivalmundialdapaz.org.br

 

 

“Jogo a garrafa ao mar. Quem a encontrar que apanhe a mensagem nela contida, e se quiser e achar oportuno e viável beneficie a si mesmo e a própria humanidade. Esse é o meu último voto.”

Pierre Weil

CONECTE-SE!


E-mail*

Unipaz-logorodapeUNIPAZ SÃO PAULO
Rua Pedro Morganti, 76
Vila Mariana • São Paulo ‑ SP
CEP 04020-070
11 5083•4278
contato@unipazsp.org.br