Autoconhecimento como Caminho de Transformação

O que é?

É um instrumento de mapeamento de personalidades. Acumula uma tradição oral de cerca de 5.000 anos, que nas últimas décadas vem sendo adaptado para o uso com a teoria das personalidades.

“Eneagrama” é uma junção de dois termos (Enea=Nove; Grama=esquema, gráfico). É tradicionalmente representado por um círculo com uma estrela de nove pontos, referindo os nove tipos ou estruturas de personalidade que considera. Tem como princípio estruturante compreender as “motivações” de cada tipo de personalidade, ou seja, o “porquê” os indivíduos fazem o que fazem respeitando a singularidade, a originalidade e as peculiaridades de cada pessoa.

É uma tipologia dinâmica, aberta ao crescimento, que se coaduna com as descobertas das grandes escolas psicológicas da atualidade, integrando-as e indo além, em um esquema que consegue conjugar profundidade e simplicidade de compreensão.

É um instrumento de autoconhecimento e sobretudo um caminho de crescimento!

Como é?

A metodologia do curso se baseia na abordagem transdisciplinar holística da Unipaz e nos princípios educacionais do IESH (Instituto Eneagrama Shalom), por meio de encontros (seminários/workshops/imersões) teórico-práticos com aulas expositivas, análises de filmes, vivências e experimentações no símbolo, dinâmicas corporais e painéis seguidos de reflexão/compartilhamento. Os encontros são estruturados nos formatos:

a) Programa Eneagrama de Desenvolvimento Pessoal
Eneagrama – Etapa I – Identificação de Tipos – 16 h
Eneagrama – Etapa II – Caminhos de Crescimento: Instintos/Subtipos, Asas e Flechas – 24 h
Eneagrama – Etapa III – Caminhos de Crescimento: Essência – 24 h

A etapa I tem por objetivo conduzir o participante em um processo de investigação e análise de seu padrão comportamental a partir da identificação do seu Tipo dominante e suas implicações no âmbito pessoal, interpessoal e profissional. As etapas II e III têm por objetivo conduzir o participante em um processo de crescimento pessoal, fortalecendo suas potencialidades e descobrindo caminhos para lidar e desenvolver seus pontos fracos.

b) Programa Eneagrama - Jovens
Projeto PQV - Para Que Viver (Jovens de 25 a 75 anos) - 70 horas

O PQV - Para Que Viver é um processo de autoconhecimento e crescimento a luz do eneagrama. É profundo, leve e divertido, simples e democrático, que possibilita compreender quem somos, por que somos assim, por que os outros são diferentes e como desenvolver o melhor de nós mesmos. Alem dos etapas I, II e III acima o projeto contempla os temas: meditaçáo, relacionamentos afetivos, resoluçáo de conflitos, orientaçáo vocacional-profissional, missáo - proposito de vida e projeto de futuro.

Para quê?

Possibilitar a compreensão sobre o modo como cada pessoa estrutura o seu comportamento, ou seja, os seus filtros de percepção da realidade (o como vê, o que sente, como reage etc.). Cada tipo, seja mentalmente, emocionalmente ou instintivamente, tem determinada maneira de reagir ao mundo. No momento em que a pessoa mapeia isso e entende como funciona, o Eneagrama possibilita uma compreensão muito profunda e assertiva dela mesma e das pessoas que a cercam. É um sistema que pode proporcionar:
- autoconhecimento e crescimento pessoal;
- melhoria dos relacionamentos interpessoais;
- maturidade emocional para uma vida plena e equilibrada;
- cultivar o sentido da vida.

Para quem?

• Pessoas em busca de ferramentas assertivas e pragmáticas para seu desenvolvimento pessoal.
• Aqueles que desejam iniciar uma carreira de desenvolvimento de pessoas e estão experimentando ferramentas de mapeamento de personalidades.
• Quem está trilhando o caminho do autoconhecimento e crescimento pessoal, visando uma vida plena e equilibrada.

Quem faz?

Programa desenvolvido pela Unipaz São Paulo em parceria com o Instituto Eneagrama Shalom - www.eneagramashalom.com.br - por meio de facilitadores formados pelo programa de Formação de Facilitadores (FESH) do Instituto Eneagrama Shalom e Unipaz São Paulo:
- Antonio Roldão
- Monica Baliu
- Domingos Cunha
- Nelma da Silva Sá
- Thais Alves.

Duração e Estrutura Curricular

As etapas são individuais e independentes, estruturadas de acordo com o número de horas mínimas constante no item metodologia (Como é?).

O programa de desenvolvimento pessoal adotado pela Unipaz São Paulo vai se aprofundando a cada etapa; portanto, para ingressar nas etapas II e III é necessário comprovar a realização das etapas anteriores.

Programação em Sáo Paulo disponível na agenda de atividades:

Certificação

Certificados são emitidos na modalidade: Participação em Programa de Desenvolvimento Pessoal.

Investimento

O investimento é informado no lançamento de cada etapa disponível na agenda de cursos.

Inscrição

• Ficha de inscrição preenchida.

 

 

"Recuperar a unidade perdida significa reconquistar a paz."

Pierre Weil

CONECTE-SE!


E-mail*

Unipaz-logorodapeUNIPAZ SÃO PAULO
Rua Pedro Morganti, 76
Vila Mariana • São Paulo ‑ SP
CEP 04020-070
11 5083•4278
contato@unipazsp.org.br